Existem diferentes tipos de rolamentos industriais. Cada um deles desempenha um papel próprio e importante no funcionamento de máquinas e equipamentos em indústrias de áreas diversas.
Eles são, de modo geral, responsáveis pelo suporte e pela redução de atrito entre as peças móveis dos maquinários. Além disso, cada modelo se volta para finalidades adicionais.
Conhecê-los, então, é indispensável para obter os tipos certos e aplicá-los nos seus maquinários. Veja alguns dos principais e as principais características de cada um deles.
Rolos cilíndricos
Os rolamentos de rolos cilíndricos têm como papel suportar cargas radiais pesadas em velocidades moderadas.
Eles são formados por dois rolos cilíndricos em vez de esferas. É isso que lhes permite lidar com cargas radiais maiores do que os rolamentos de esferas.
Esse modelo é comumente encontrado em equipamentos como prensas, laminadores e motores elétricos.
Rolamentos de agulha
Outros tipos de rolamentos correspondem aos de agulha, que têm um perfil fino. Atuam com o objetivo de suportar cargas radiais elevadas em espaços limitados.
Por isso, normalmente são aplicados em transmissões automáticas, eixos de máquinas têxteis e sistemas de direção automotiva.
Neste tipo de maquinário o espaço é um fator crítico. Ainda, elas possuem necessidade de rolamentos com capacidade de carga radial elevada.
Rolamentos lineares
Também são tipos de rolamentos os lineares, que são responsáveis por garantir às máquinas um movimento linear suave e preciso.
Eles estão presentes em diversas aplicações industriais. Por exemplo, em máquinas CNC, impressoras 3D, sistemas de transporte e máquinas de embalagem.
São compostos por um trilho guia e um conjunto de elementos rolantes, como esferas ou rolos, que se movem ao longo do trilho
Rolos de comando
Rolos de comando são tipos de rolamentos que devem suportar cargas radiais e axiais elevadas em aplicações de alta velocidade e rotação.
Para isso, contam com uma gaiola de rolos e anéis externos e internos. Eles fornecem uma superfície de contato ampla, além de distribuir as cargas de forma uniforme.
Suas aplicações também são diversificadas. Incluem, por exemplo, máquinas-ferramenta, turbinas, compressores e equipamentos de movimentação pesada.
Rolamento axial
Outros tipos de rolamentos são os axiais. Seu trabalho é suportar cargas axiais em uma direção.
Esses modelos são compostos por anéis de arruelas e conjuntos de elementos rolantes, como esferas ou rolos. Seu uso ocorre onde são exigidas grandes capacidades de carga axial.
Dessa maneira, são comuns em caixas de engrenagens, transmissões automotivas, eixos de hélices e sistemas de direção.
Outro ponto interessante é que estes tipos de rolamentos podem ser encontrados em configurações de rolamento simples ou duplo, o que depende da carga e velocidade do maquinário.